terça-feira, agosto 17, 2010

Torrentes

foto tirada por mim

Arrastada por impetuosas correntezas
Sentiu-se incapaz de criar raízes...
Induzida à mudanças e incertezas
Olvidou da vida, as horas felizes!

Carregou fardos que julgava demasiados.
Forçosa procura de volta a passados
Lá atrás, já nada podia encontrar
Tudo que fôra, vira desmoronar!

Ventos sopraram levando pra além
Os risos de infância,pulcros,inocentes
Buscando, não deparou com ninguém
Sentiu que no âmago tornou-se indigente!

Deixou-se levar por estranhas forças
Que a desviavam,fazendo-lhe troças
A mundos estranhos,distantes,sombrios
Apostavam afogá-la, nas águas,nos rios.

Rios caudalosos,barrentos,astutos
Com brilhos e tons de fugaz ilusão
Um pote de ouro turvando a visão
O imo partido,de amarguras e lutos

Será que a cura ainda é capaz?
Se tudo na vida é fumaça,fugaz
Até ao desgosto é chegado o arremate
Finalmente alívio,cessa o combate.

Mas brilho de risos e coração leve
Apego profundo, aspirar não deve
Aquela, a quem , a alegria renegou
Na morte, regozijo, por fim encontrou!
(autora Ivete -25.07.2010)

12 comentários:

carlos miranda (betomelodia) disse...

oi, ivete...
belas palavras, belo tema...
um ótimo dia para ti...

beijos em seu coração...

Ivy disse...

Obrigada,Beto.
O passado,embora já não possamos voltar a ele, deixa suas marcas muito profundas e a luta para conseguir andar na realidade,no presente e ser feliz,pode ser penosa...
Beijinhos, amigo.

Pena disse...

Linda Poetiza Amiga:
"...Ventos sopraram levando pra além
Os risos de infância,pulcros,inocentes
Buscando, não deparou com ninguém
Sentiu que no âmago tornou-se indigente!..."

Tem na Alma gigantesca a poesia de sonho.
Parabéns. Uma "explosão" poética admirável e fabulosa.
Bem-Haja, pela sua amizade.
Tudo aqui fascina.
Beijinhos agradecidos de respeito imenso pelo seu valor imenso e profundo.
Na mais sincera admiração.

pena

Adorei. Excelente!

Fá menor disse...

É triste quando a esperança foge.

Que ventos e marés sejam amainados
e os rios barrentos dêem lugar a lagos prateados.

Bjins

Blumen disse...

Olá Ivete!
Lindo teu poema...triste, mas que encerra tanto da vida...!
Felicito-te pela tua veia poética tão linda! És, de facto, uma poetisa, uma sonhadora nata!
Continua!
Beijinhos, minha querida amiga!

tibeu disse...

Pensamento
:

“Todos os dias o ciclo se repete,
às vezes com mais rapidez,
outras mais lentamente.
E eu me pergunto se viver não será
essa espécie de ciranda de sentimentos
que se sucedem
e se sucedem e deixam
sempre sede no fim." .

Caio Fernando Abreu


Beijinhos amiga e bom fim de semana

ventor disse...

Tudo muito bonito, mas recuso-me aceitar que haja regozijo na morte. Será que há? A vida deve ser vivida com o prazer da luminosidade do meu amigo Apolo e afastados de venos nefastos. Apenas leves aragens para nos refrescar a epiderme(eu sei que às vezes não dá!).
Tens talento Ivete para a poesia. Continua que estás bem encaminhada.
Obrigado pela tua visita às minhas Montanhas Lindas. Sentada na Pedrada, aposto que farias uma bela poesia, recordando aqueles que, das aldeias e vilas à sua volta, levantaram um dia o nariz e rumaram ao Brasil dos sonhos.
Bjs.

Ivy disse...

Pena- Obrigada pela tua apreciação,amigo Pena. Palavras de encorajamento sempre nos fazem muito bem.
Um "Bem haja" pela tua distinção.

Abraços

Ivy disse...

Fá menor - os momentos poéticos parecem totalmente destituídos de tudo o que nos pareça razão. É emoção fluindo solta,seja ela positiva ou negativa.Mas tão logo a emoção é colocada em palavras,podem os ventos mudar, as marés amainarem-se e logo o calor da esperança arde de novo no peito.

Obrigada,amiga.Pela tuas visita e tão simpáticas palavras.

Ivy disse...

Blumen- Amiga Tina, sempre gentil e querida.Obrigada por tua amizade e interesse constante nos que te chegam ao coração. E por tuas palavras de constante incentivo!

Beijos,amiga

Ivy disse...

Tibéu- Caio Fernando de Abreu é alguém que fala muito bonito. Lindo este pensamento que citaste dele e tão verdadeiro...Obrigada por partilhá-lo.

Um beijo grande e boa semana para ti,amiga.

Ivy disse...

Ventor- Meu querido amigo, é bom ver-te por aqui.Ouvir tuas palavras já soa sempre como canção. Também és poeta,meu amigo.Um poeta da natureza.Alguém que tem um olhar tão cuidadoso e bonito ao que o rodeia.Parabéns por isto,amigo. E obrigada pelo teu incentivo a esta minha escrita simples, mas que de fato sai do meu coração.
Creio eu,que vendo as tuas Montanhas Lindas, sentindo o vento a me acariciar e sentindo a energia de tantos espíritos que por ali passaram, ou que dalí partiram para outros mundos tantos, certamente teria vontade de colocar em palavras a emoção que me tocaria a alma...

Beijos grandes,querido amigo. E sê bem vindo.Sempre!