sábado, agosto 14, 2010

Velhos Caminhos


( a única foto que tenho dela,
mas a imagem mais perfeita está na minha memória.)

Anoitece novamente...

E meu coração inquieto vagueia por recantos antigos tão conhecidos,tão saudosos...O cheiro da noite embriaga-me os sentidos, enquanto caminho por estradas de terra batida, ladeadas por vegetação rasteira. A luz fraca da lua clareia ao longe a velha casa e sua visão faz meu coração acelerar...Lugar querido, sonhado, carregado no coração! Corro! Minhas pernas cansadas parecem ter se tornado as perninhas de uma criança.Já não sinto dor alguma.Já não sinto o peso dos tempos sobre mim.Aspiro forte o cheiro da noite no lugar tão amado. Através dos vidros das janelas, a claridade das lamparinas de querosene me alcança e já sei de cor os cheiros e calores que sentirei ao abrir a porta e adentrar no único lugar onde continuarei me sentindo em casa. Abro o velho portão que bate às minhas costas,com o peso amarrado para mantê-lo sempre fechado. Fico parada, sorrindo e olhando tudo ao redor. Tudo continua igual...Posso ver o velho e grande forno de lenha e a sombra pequenina de uma mulher que retira de dentro dele enormes pães de milho e roscas de polvilho. Vejo o viveiro cheio de aves coloridas a um lado.Do outro, o quintal dos morangos que a mesma pequena mulher cuida com carinho. Revejo um enorme pé de girassol, também plantado por ela logo ali, ao lado do acanhado portão. Em frente, a parreira de uvas... Observo o poço e o chão de madeira da varanda. Percebo as duas portas. Uma que leva à cozinha, ao balde de água sempre fresquinha,às canecas dependuradas na parede. A outra, à sala de jantar com sua mesa enorme, onde um bule azul de esmalte serve o café quentinho. Sobre a mesa, os descansos de palha para receber as panelas com os alimentos quentes. Ouço a “reza” de antes e depois das refeições... Ah, doce arrebatamento! Abro os olhos e volto à realidade, deixando para traz o lugar do meu coração. O lugar, por onde somente meu espírito, ainda consegue caminhar! (Ivete – com os olhos marejados de lágrimas de saudade , gratidão e amor a ti minha pequena e intensa avó Adelaide- 13.08.2010)

13 comentários:

Eira-Velha disse...

Muito belo. A gente vira as costas ao nosso canto, farto de estar naquele lugar, vai conhecer mundo, uma vida melhor, e depois vêm os anos e a saudade...
Comigo acontece o mesmo e cada vez mais sinto a falta deles, das referências de uma juventude que passou sem dar por isso...
Também eu choro ao lembrar tudo isso.

prosas de outono disse...

Querida Ivete,

pelo que leio, é sempre uma grande perda a partida de um ente querido. Meus Avós já partiram todos, e hoje, apenas posso lembrar dos muitos bons momentos que com eles vivi.
Aceite meus sinceros pêsames

Beijinhos
Alex

carlos miranda (betomelodia) disse...

ah, ivete...

há muitos anos, minha querida avó partiu...
eu a chamo de mãe-velha, ela adorava...
sempre nutriu um carinho especial por mim e ela está sempre em minhas lembranças, ainda me orientando com imenso carinho e preciosos ensinamemtos...
excelente postagem, minha amiga...

beijos em seu coração...

Unknown disse...

Olá amiga Ivete. É admirável o carinho com que falas dos velhos, mas saudosos tempos. Senti-me a rever os velhos moinhos de água, que visitei há bem pouco tempo, por isso sei dar o valor, ao carinho e à emoção com que recordas esses tempos. Gostei muito. Parabéns. Um beijo. Eduardo.

Ivy disse...

Eira Velha- Saudades de coisas e lugares que não voltarão jamais...

Ivy disse...

Amigo Alex
Esta querida avó se foi em 1979, mas continua comigo dia a dia.Foi, na minha primeira infãncia, uma referencia da qual jamais me desliguei.
Obrigada pelos sentimentos.

Beijinhos

Ivy disse...

Beto- Assim é comigo. Ela me acompanha e sei que ainda me orienta. Também me revela coisas que estão por vir em sonhos ... Infelizmente só os entendo depois!Ainda assim, amo a sua companhia!

Ivy disse...

Eduardo - Somos saudosistas? Até vivo bem o dia de hoje, mas não posso deixar de lembrar com carinho os tempos antigos, onde se respirava tanta ternura e sentimentos tão mais puros...

tibeu disse...

Ivete
Parabens pela forma como falas da tua avó, eu adorava a minha, mas a minha faleceu tinha eu 18 anos, olha aos anos que foi. e paterna não conheci. Beijikas amiga no teu coração

Ivy disse...

Obrigada Tibéu! Eu falo somente aquilo que de fato meu coração sente...Esta era a paterna. A minha avó materna eu tbem não conheci.
Beijos

Blumen disse...

Fiquei "arrepiada" de emoção com as palavras lindas que sairam de teu coração que chora de saudade por alguém que te foi querido e que já partiu... tua avó!
Não conheci minhas avós, mas sinto que uma (a materna, cujo nome eu herdei) sempre me acompanha, e é meu "anjo da guarda". Segundo contam era alma boa, espírito evouluído, coração grande, que veio à terra para sofrer com resignação, aceitação e amor a Deus. Partiu cedo, levando em seu peito a dor de ter de deixar 3 filhas que muito amava. Não a conheci, apenas por fotos que ainda existem e...tinha um rosto lindo, angelical, meigo e quis o destino que partisse para seu LAR ETERNO, ainda jovem.
Gostei, gostei muito da homenagem linda que fizeste a tua avó...diferente, como diferente todos somos e todos as nossas expressões de carinho e de saudade. E foste ESPECIAL na forma como abordaste a história da vida de tua avó...senti que percorria tods os recantos duma casa ESPECIAL, onde havia o calor humano e AMOR, principlmente. Doutra forma não a evocavas assim, minha querida amiga!
ONDE ELA ESTIVER FICARÁ FELIZ por saber que tu a recordaste com tanto carinho e com tanto amor.
AMOR, o sentimento que todos procuramos ter na terra...mas, que primeiro de tudo, deveríamos cultivar e fazer brotar de nossos corações.
Um grande Bem-Haja, minha amiga pela tua sensibilidade, teus sentimentos que admiro e pelas palavras lindas que aqui li.
Acredita que ela vive em lugar LINDO, no além e cuida de ti, também!
Beijinhos, Ivete!

Ivy disse...

Pois esta minha avó Tina, Também tem me acompanhado há muitos anos. Algumas vezes me revela coisas em sonho, mas normalmente não compreendo no momento. Estranho é que ela me previne sobre acontecimentos importantes do dia seguinte.E muitas vezes sinto sua presença junto a mim em momentos que preciso de alguém. Pode sero grande amor que sempre tive por ela, ou de fato seu espírito que zela por mim. Acredito nos dois...

Obrigada pelas tuas palavras,minha amiga.
Um grande beijinho e sejas "bem voltada" das férias... He,he

Blumen disse...

Olá minha querida Ivete!
Claro que tua avó conversa contigo em sonho...doutra forma não poderia aproximar-se de ti...esta é uma das formas que nosso sentes queridos têm para nos dizerem que estão em "bom lugar" e que sempre nos acompanham na nossa caminhada terrena. Afinal o espírito é "imortal" e noutra dimensão VIVE´...! Eu acredito e tu és uma privilegiada, pois ao acordares recordas teus sonhos! Eu, habitualmente não os recordo...só se os registar, acordando, e continuando o sono. Mas, isso, poderá ser conseguido com esforço e método.
Beijinhos, linda poetisa!