quinta-feira, abril 19, 2007

INDIO

O PRIMEIRO BRASILEIRO Hoje 19.04 é “comemorado” o dia do índio. Quando os portugueses chegaram ao Brasil,em 22.04.1500 encontraram aqui o verdadeiro homem americano: o índio, assim chamado pelos portugueses por acreditar que haviam chegado à India.Os homens e mulheres que aqui viviam estavam divididos em tribos e aldeias pouco populosos. Viviam num regime de comunidade primitiva, onde a terra era um bem comum. Sustentavam-se de caça, pesca, da coleta de frutas e da agricultura( que era bem rudimentar). Não havia comércio. Os primeiros contatos com os portugueses foram amistosos. Os índios colaboravam com o homem branco. Assim, logo estabeleceu-se o “escambo”, onde o índio , em troca de quinquilharias como espelhos, colares e instrumentos de metal, cortavam madeira e levavam até os navios dos portugueses. Porém, com o passar do tempo, os índios foram sendo sempre mais explorados e quando se deram conta disso as relações com os invasores de suas terras tornaram-se cruéis e violentas. Mas o homem branco tinha arma e poder e a exemplo de outras terras aqui também, o dono da terra foi dizimado. Poucos sobraram para contar a história e hoje vivem em condições, discriminados numa terra que lhes pertencia.(Ivete)

3 comentários:

Anônimo disse...

Por coincidência, ontem à noite, eu estava assistindo a um video chamado A maralha. Foi muito interessante para mim que não tinha sabido dessa história do Brasil!!

Ivy disse...

Olá amiga. O vídeo não seria "A Muralha"? É uma mini série que foi exibida pela TV Globo, aqui do Brasil. Se o nome for mesmo maralha, eu não conheço e gostaria de mais informações para poder assistir também.Estou cada vez mais aficcionada pela história do meu país e toda informação é bem vinda. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá, Ivete!! "A Muralha", isso mesmo!! Desculpe, eu errei!!