domingo, outubro 09, 2011

Palavras...


foto tirada por mim - Casa em demolição
Gramado RS agosto/2011

Difícil falar, quando não queremos ser hipócritas ou demagogos...
Quando  as palavras que nos disse outrém, parecem já não ter sentido.
Difícil falar, quando tudo o que nos ensinaram, parece já não ser verdadeiro.
Quando não queremos magoar, mas também não nos sentimos no direito de nos omitir.
Quando não nos achamos no direito de julgar, mas nos sentimos com obrigação de tentar corrigir o que vemos de errado.
Dificil falar, quando parecemos não entender mais o mundo à nossa volta , nem o mundo distante de nós, mas aquilo que ainda conhecemos como certo, já não conseguimos comunicar adequadamente.
Muito difícil, saber que também nós parecemos estar na Torre de Babel e já não conseguimos entender o que os outros nos querem transmitir. E a palavra, que deveria ser ponte e poder criativo, parece aos poucos perder sua função e talvez o melhor seja mesmo calar! (Ivete14.09.2011)

15 comentários:

Artes e escritas disse...

A cada pessoa que se cala, o futuro se perde, não em metáforas, mas no desconhecimento dela. Um abraço, Yayá.

Tina disse...

Oi, Ivete...tanta vez eu gostaria de postar um texto assim...e faltam-me palavras...e por isso mesmo me identifico aqui...tanta vez eu vivencio o mesmo!
Obrigada amiga
Beijinhos para ti

Eira-Velha disse...

Nunca será difícil falar para quem, como tu, detém o poder de manipulação das palavras de uma forma tão bela e eloquente.
E eu sinto uma grande honra em poder desfrutar de textos como este e um enorme orgulho em poder ter-te como amiga.
Um beijinho!

prosas de outono disse...

Amiga Ivete,

dificil falar, quando o coração quer dizer, mas a boca não deixa...

Beijos Amiga
Alex

Lau Milesi disse...

Ai Ivete, nem fale em palavras. Sejam as benditas ou as mau/mal ...ditas, como diz a nossa preferida (eu vi que vc tb curte) Zélia Duncan.

Ivete, o que mais dói é que palavras que você escolhe pra passar sentimentos tão bons, sejam apropriadas (sequestradas)por pessoas que têm sentimentos negativos e as trasforme em palavras que magoam. Snif...

Olha...estou decepcionada, amiga. Ms te garanto que estou colhendo um material bem grande pra minha tese.Depois te conto.Gostei muito da sua participação no post. Acrescentou mesmo e irá para o livro.:)

Um beijo e boa tarde.

Vítor Fernandes disse...

Querida Ivete,
O melhor mesmo é falar. Quando a gente cala fica alguma coisa apertando o nosso peito.

carlos miranda (betomelodia) disse...

oi ivete...

saudades de ti... tu fizeste-me lembrar meu texto "mal ditas palavras"... mas creio que calar é como um tipo de auto destruição, onde sufocamos as verdades... sei lá...

beijos saudosos em teu coração

Ivy disse...

Não calar, mas falar com o coração! Infelizmente muitos seres humanos apenas "vomitam palvras", destituídas completamente dos sentimentos...

Beijos Yayá

Ivy disse...

Um beijo Tina
Sei que nos identificamos juito e fico feliz por isto!

Ivy disse...

Amigo Eira Velha, deixaste-me toda,toda... Obrigada! Também tenho muito orgulho em ser tua amiga.

Beijos

Ivy disse...

Amigo Alex, difícil falar quando nossas palavras parecem não estar dizendo o que queremos...

Beijos

Ivy disse...

Lau, entendo-te bem! É absurdo perceber a falta de respeito pelos outros, seja pelo que escrevem, fotografam... seja na vida real ou virtual.Infelizmente o que mais existe são seres humanos desrespeitosos.
Adoro a Zélia!

Beijos grandes Lau. E bora continuar com esta energia bonita que tu tens..

Ivy disse...

Obrigada Vítor!
As vezes são necessários alguns silêncios também. Mas no tempo certo e para o bem, as palavras devem ser proferidas!

Bjs

Ivy disse...

Oi Beto,
Prazer em te rever,meu amigo!
Olha, tenho ido ao teu blog, mas não consigo deixar comentes... Não sei se mudaste algo na configuração ou é algum problema. De todo modo, quero continuar a falar contigo. :))

Beijos

Ivy disse...

Obrigada,Augusto!

Um abraço