sábado, agosto 27, 2011

Livros


 
Há muito tempo não adentrava noites lendo livros como tenho feito ultimamente... Depois de  A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini, agora estou lendo O Caçador de Pipas, do mesmo autor.
Em tempos passados, foram livros como E O Vento Levou (Margareth Mitchell), Pássaros Feridos ( Colleen McCllough) Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bronté), Brumas de Avalon (Marion Zimmer Bradley ) ou Operação Cavalo de Tróia (J.J.Benitez), alguns dos tantos que me fizeram madrugar, sentindo já os olhos irritados, mas ainda com a vontade de ler mais uma e mais uma página. Personagens que desfilavam diante de mim. Paisagens, lugares que conhecia na minha imaginação, descritos pelos grandes mestres da ficção. E houve ainda aqueles que me arrancaram lágrimas a mais, como Médico de Homens e de Almas( Taylor Caldwel), O Veleiro de Cristal, Meu Pé de Laranja Lima, Vamos Aquecer o Sol e Barro Blanco (José Mauro de Vasconcelos), O Leão da Meia Noite, de autor que não recordo... É claro que houve muitos e muitos outros pelos anos afora da minha vida. Pollyana, O Pequeno Príncipe... E livros de Og Mandino, Paulo Coelho, Richard Bach, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos. Autores que me foram abrindo novas “janelas”, fazendo-me ter outras visões do mundo, conhecer lugares que meus olhos jamais viram. Viajo nas leituras e encontro prazer nisto. Uma forma de procurar conhecer melhor o sentimento humano, a história dos povos... Através de pesquisas melhorei meus conhecimentos em história, em geografia e tantas vezes, também em sentimentos humanos. O conhecimento não é tudo, se não trouxer também a sabedoria. É a ela que busco, embora ainda ignore tanto, de tantas coisas. Mas o que não quero é estagnar. Preciso de conhecimentos novos, como preciso das coisas materiais das quais sobrevivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos os títulos citados por você tratam, uns mais outros medianamente, de realidades não só conflitantes, mas quase surreais, que dão às visões paradisíacas ou infernais um ar meio prosaico, como que disséssemos "Eu já sabia..."

Tenho o "Cidade do Sol", que fora presenteado por uma amiga querida, mas os empecilhos do destino, e do esquecimento que nos advém aos 30 anos passados, me afastaram de sua leitura. Mas, vou lê-lo então, rememorado por você!

Fraterno abraçoe obrigado por citar meu humilde blog em sua Lista de Blogs na barra lateral! Até mais!

Ivy disse...

De nada! Vou citando por aqui espaços que visito e acho interessantes...
Quanto ao livro, acredito que não te arrenderás de o ler.

Um grande abraço