terça-feira, agosto 11, 2009

Palavras...Pra que?

foto tirada de um antigo folheto: Santo Antonio e o Menino Jesus

Responso de Santo Antônio

Reza-se esta oração para encontrar coisas perdidas. Depois de encontrar o que perdeu, a pessoa que rezou a responso deve ser informada, mas não se deve agradecer a ela, somente ao Santo.

Santo Antônio se vestiu
Santo Antônio se calçou.
Seu bordel na mão tomou,
Seu caminho caminhou...
Com Jesus se encontrou
Jesus Cristo perguntou:
_ Santo Antonio, onde vais?
_Eu vou com Vós, Senhor
_Tu comigo não irás,
tu na terra ficarás,
(dizer a intenção)
tu conta dele darás!

11 comentários:

eduardo disse...

Olá amiga. Devo dizer-te que na minha terra também se reza, essa oração ao santo António. Quando se perde algo. E engraçado, que ás vezes a coisa aparece. beijinho Eduardo.

Ivy disse...

Sóa as vezes? Todas as vezes que rezei pedindo por algo que havia desaparecido, sendo meu ou de outra pessoa que tivesse me pedido, as coisas sempre apareceram. Dizem que só não aparece se tiver sido roubado e cruzado alguma ponte... Daí já não sei te dizer.O que sei é que Santo Antonio é poderoso!

Beijos

Aglio disse...

Anotado! Deus sabe como perco coisas =S

Ventor disse...

Olá, Ivete.
Em Adrão, quando eu era pequeno, na Primavera, do meio para o fim, as vacas queriam começar a ficar na serra e, por vezes, como já se tornava tarde, eu não as encontrava. Havia uma senhora que lia o Responso de Sto. António (era assim que lhe chamavam) e tinha de me aturar. "Leia o responso pela minha toura, a galanta, a briosa ... ou assim", e isso era para os lobos não a matarem. Se os lobos não a matassem, não a comiam. Mas o Stº António que me perdoe porque eu, pelo sim, pelo não, pedia ajuda à Senhora da Peneda.
Bjs.

fisga disse...

Palavras para quê dizes tu, e muito bem. Parabéns pelo trabalho de som e imagem, está tudo impecável. Olha, eu vou repetir, para saberes quem é o Eduardo. na minha terra também se reza essa oração, quando se perde uma coisa. Só tem o nome porque o sapo é mauzinho às vezes. Mas fica sabendo que podes responder ao comentário. Um beijo Eduardo.

Tina disse...

Oi Ivete!
Sabes que tenho também um responso a Sto. António, diferente deste (que acho bonito).
Quando perco algo, leio-o com devoção...e curioso, pois, se o objecto tiver desaparecido (e não tiver sido roubado), aparece sempre.
Coisas que os nossos antepassados deixaram e que devemos transmitir aos nossos filhos...
Da minha parte, agradeço esta tua oração que vou guardar...prometo!
Beijinhos

Ivy disse...

FISGA - Hum... Quem é mesmo o Eduardo? Na tua terra se reza esta oração? Ai, amigo Fisga, tu és o mesmo figura de sempre! Claro que sei quem és e até já tinha respondido o comentário lá em cima,né? E fico contente que tenhas gostado das postagens!
Um beijinho .Até a volta!

Ivy disse...

FISGA - Hum... Quem é mesmo o Eduardo? Na tua terra se reza esta oração? Ai, amigo Fisga, tu és o mesmo figura de sempre! Claro que sei quem és e até já tinha respondido o comentário lá em cima,né? E fico contente que tenhas gostado das postagens!
Um beijinho .Até a volta!

Ivy disse...

Tina- Sabes que mesmo em caso de objeto roubado, se não tiver cruzado sobre algum rio ele será devolvido quando se reza o responso...Ao menos é o que aprendi! E até hoje, todas as vezes que alguem perdeu algo e rezei, o objeto reapareceu.Por isto, acredito muito!
Um beijinho , amiga. Prazer em te rever!

inoutyou@sapo.pt disse...

Olá Ivete, eu não conheço esse responso, mas se me dizes que é fiavel, eu vou tentar...

Beijinhos
Alex

Ivy disse...

Oi Alex
É de confiança,sem dúvida. Reza com fé e depois me diz...

Beijinhos