quinta-feira, julho 05, 2007

SEM MALES

Hoje fiquei ouvindo um CD antigo, da CF de 2002.
O tema “Por Uma Terra Sem Males” ao que consta, foi baseado numa antiga lenda indígena :

“Ameaçados pelas águas que destruíam o mundo, Guiraypoty, que se refugiara com a mulher sobre o teto de uma casa, entoou o nheengaraí, o canto solene guarani. Quando iam ser tragados pelas águas, a casa se moveu, girou, flutuou, subiu... Até chegar à porta do céu, onde ficaram morando. Este lugar chama-se Yvy mara ei (terra sem males). Ali as plantas nascem por si próprias, a mandioca já vem transformada em farinha e a caça chega morta aos pés dos caçadores. As pessoas nesse lugar não envelhecem, não morrem e ali não há sofrimento”.

Não é lindo? Eu fiquei encantada... Ouvi o CD prestando atenção nas letras, que são lindas. Aliás, o canto de abertura tem vozes de crianças índias, que deixam a gente arrepiada. Eu, como vivo sempre pronta para as lágrimas, não resisti. Chorei, como todas as vezes que fico ouvindo este cd sozinha. É muito emocionante.Veja a lenda mais detalhadamente:

http://paginas.terra.com.br/saude/Xamanismo/indios/cruzada_guarani3.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que história linda, um pouco triste claro, mas de uma emoção enorme, tbém não pude conter uma lágrima... lembro desse cd, das vozes dos indiozinhos. Que tal se merecêssemos este lugar algum dia não? Sonhar é possível. Beijo.Lelê.

Ivy disse...

Sonhar é necessário... Só assim podemos algum dia realizar...
A históra é mesmo maravilhosa,
não é?
Um beijinho e já agora um Feliz Aniversário, que hoje já é 08.07. Beijos, muitos beijos e felicidades!