quarta-feira, junho 24, 2009

Ritmos Brasileiros I - Festa Junina,Quadrilha - Luiz Gonzaga - Não soltem balões

Noite de São João... E de repente me vi transportada à minha pequena cidade de outros tempos, um tempo onde ainda havia muita magia, inocência, alegria... Viajei de volta aos pátios do Grupo Escolar Mont’Alverne, ao cheiro de quentão e pinhão na noite iluminada, da queima da imensa fogueira, do frio dos invernos rigorosos entrando pelas narinas...E era somente ali que se sentia frio, pois o restante do corpo estava aquecido pelas correrias próprias das crianças, pela alegria das brincadeiras, pelas expectativas para cada atração. A dança da quadrilha, o pau de fita, as rifas de galinha assada e de bolo confeitado, como se fossem às maiores iguarias,os bingos, as pescarias, a foguerira sendo arrematada por algum rico comerciante. Tempos maravilhosos! Tempos que se foram levando consigo a possibilidade das crianças de hoje sentirem a mesma alegria. Ou não? Porque ser criança é viver o melhor tempo do mundo... Ainda mais se houver carinho e respeito ao seu pequeno mundinho. Mas para nós que vivemos naquele tempo, restará sempre um cheiro doce temperado parecendo entrar pelas narinas e nos levando de volta, àquele mundinho encantado. Noite de São Joao. E saudades!

6 comentários:

fisga disse...

Olá Amiga. Ivete. Parabéns pelo vídeo que cheira a folia, e como é bom ser-se folião. E como é bom recordar o passado que hoje suscita saudades. Mas minha amiga, é muito melhor recordar com saudade, do que com nostalgia. É tão bom vestir-mos de novo o nosso Fato de criança e imaginarmo-nos a brincar com as da nossa idade. Triste é que quem mais sofre, mais sente as saudades desses tempos. E como eu sei dar o valor a esses tempos. Parabéns amiga adorei. É mais um acto de contrição, que te é tão peculiar. um grande beijinho deste amigo. Eduardo Gonçalves.

Tina disse...

Olá Ivete! Diverti-me um pouco aqui...ouvindo esta musiquinha tão alegre, tão mexida que até dancei, por instantes, com meu marido..Parabéns por este post. Beijinhos

Ventor disse...

Olá, Ivete!
Sabes, concerteza, que o psicológico é terrível! Eu já passei por essas mudanças de estações, mas as palavras estragam-nos tudo, por vezes!
Quando nos falas dos frios que passavas pelo São João, arrepio-me todo só de pensar que o São João, para nós, é muito acalorado e, alguém, por esse mundo fora, fica fora desses calores!
Deve ser por isso que, por aqui, se canta ao S. João, nunca esquecendo as fontes! Por Exemplo:

S. João para ver as moças,
Fez uma fonte de prata,
As moças não vão à fonte,
S. João todo se mata!

Depois disto e de outras, algumas até inventadas por mim, para chatear as miúdas, nos velhos tempos,ouvir falar dos frios, dos vossos frios, faaz-me arrepiar
Bjs.

Ivy disse...

Fisga - É amigo, mas dos tempos que já se foram não há como sentir saudades, sem sentir nostalgia...
Tudo mudou demais, não achas! E infelismente sempre acabamos por viver um certo saudosismo, ainda que consigamos encontrar prazer tambèm nos tempos atuais.
Quanto á música,retrata muito bem a alegria das festas de Sâo João.
Obrigada pela visita e beijinhos

Ivy disse...

Oi Tina...Que bom que gostaste. Melhor ainda se te divertiste até dançando um pouco. Que maravilha,
amiga!
Um grande beijinho e boa semana

Ivy disse...

Olá Ventor, que prazer reencontrar-te por aqui...He,he... O frio daqui nas festas de São João é mesmo de arrepiar. Por isto não pode faltar quentão,pinhão e outras comidinhas quentes. Já no Nordeste,deve ser bem diferente, porque que eu saiba por lá nunca faz frio. Pois é assim, um lado tão diferente do outro e cada um com suas lembranças.
Bem, mas de tudo isto valeram as palavras, para te rever por aqui.
Beijinhos pra ti,pro Quico e pra dona do Quico...he,he