quarta-feira, abril 11, 2007

11 de Abril

ABRIL - ENTRE LIVROS E ROSAS - Para mim este é “o mês”. Mês de grandes acontecimentos, de nascimentos de grandes personalidades, de dias que fizeram diferença na história... No mês de abril de 1961 houve a invasão à Cuba através da Baía dos Porcos. O sumiço misterioso do submarino atômico americano “Tresher” com cento e vinte e nove homens a bordo. O julgamento e condenação à forca , pelo tribunal israelense, do carrasco nazista Adolf Eichmann, capturado no ano interior na Argentina. O lançamento, pelo programa espacial russo, de uma cápsula que giraria na órbita terrestre, levando o astronauta Iuri Gagarin, o primeiro homem a se deslocar livre da atração gravitacional. Ele, ao ver o planeta de longe afirmou: "O céu é muito escuro, muito escuro. A Terra é de azul muito claro”. Naquele mesmo mês e ano nasciam personalidades como Eddie Murphy, Robert Carlyle, Moana Pozzi, Catherine Loyd Burnes, Mariusz Csaika, Naoko Matsui, Emma Wickmann, Yuuchi Haba, Ocimar Versolato e é claro: eu. Mas, o mês de abril de outros anos trouxe muitos fatos importantes para o Brasil e para o mundo: Abril 1945 – Suicida-se (?) Adolf Hitler, um dos homens considerados como ANTICRISTO. Abril 1964 - Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1. No dia 11 foi eleito pelo Congresso Nacional para presidente da República, o general militar Castello Branco. Assumiu em 15 de abril. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. Naquele mesmo mês no dia 25 a UNIÃO era autorizada a constituir a empresa “CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A - ELETROBRAS”. Abril 2005 - Morre o Papa João Paulo II. O papa mais popular da história. Esses são alguns dos fatos que ilustram a história deste mês...E ainda precisamos lembrar tantas personalidades, homens e mulheres ilustres, grandes artistas, grandes líderes nascidos no mês de abril, ao longo dos séculos: Milan Kundera, Jimmy Clif, Chico Xavier, Dóris Day, Marlon Brando, Cazuza, Billie Holiday, Francis Ford Copola, Russel Crowe, Manoel Bandeira, Getúlio Vargas, Roberto Carlos, Barbra Streisand, Mario Covas, Leonardo da Vinci, Chico Anísio, Chaplin, Benedito Rui Barbosa, Monteiro Lobato, Pixinguinha, Nana e Dorival Caymmi, Irina Tamanini, Ivete Kuns, Iria Kuns, Roberto Goulart, Valdir E. Carvalho, Christiane Busana, Elizabeth da Silva, Albonir de Matos. Isso só para lembrar alguns dos bons e célebres deste mês. Infelizmente tem também nomes como o de Adolf Hitler, Saddam Hussein, Nikita Khrushchev, que denigrem um pouco a lista, mas nem por isso deixam de ter sido nomes ilustres e grandes líderes. Para mim, o tal mês ainda teve o meu casamento, a comunicação de que eu havia passado no concurso do Besc e preparação dos documentos para ingresso no trabalho, a minha saída depois de vinte e quatro anos, ou seja: há três anos atrás. É o meu mês, não é mesmo? Só falta eu morrer em algum dia do mês de abril ( daqui a muitos anos, espero). Ah! E neste mês, no dia 23 também celebra-se um dos santos mais populares do mundo: São Jorge, o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha e Lituãnia, além de ser padroeiro dos escoteiros. É também este o “ Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”, instituido pela UNESCO em 1996, em honra de Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, em 1616. E não podemos deixar de lembrar também o dia 19 – Dia do índio: os donos verdadeiros do nosso imenso Brasil. Tiradentes e Tancredo Neves no dia 21... Sim. Abril realmente é “ o mes ”. Até Jesus morreu e ressuscitou no mes de abril, pois a Páscoa muda de dia, mas nunca de mes... Se esqueci algo ou alguém que queiram lembrar, ainda está em tempo. É só deixar um comentário neste meu post de hoje. SALVE JORGE! --------------------------------------------------------------------------------
Minha homenagem especial
hoje, à minha amiga
IRINA TAMANINI VICENTE,
aniversariante do dia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nooossa!Tu não é fraca hein, minha irmã!Tive uma aula de história, geral,nacional e familiar agora!Realmente esse mes de abril é um mes muito especial,pq vieram ao mundo pessoas muito especiais como você,nossa irmã que já foi...minha filhota e minha neta!
Parabéns pelos 27 de casamento!Graças ao grande amor e a paciência de ambos.Beijos

Ivy disse...

Pois é como eu digo: abril é "o" mes. Beijinhos e obrigada pela visita!